Notícia - 27 de setembro, dia nacional do idoso.

27 de setembro, Dia Nacional do Idoso.


DIA 27 DE SETEMBRO É O DIA NACIONAL DO IDOSO, QUE FOI ESTABELECIDO EM 1999 PELA COMISSÃO DE EDUCAÇÃO DO SENADO FEDERAL E SERVE PARA REFLETIR A RESPEITO DA SITUAÇÃO DO IDOSO NO PAÍS, SEUS DIREITOS E DIFICULDADES. JÁ O DIA 1º DE OUTUBRO É O DIA INTERNACIONAL DO IDOSO, QUE FOI INSTITUÍDO EM 1991 PELA (ONU) ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS E TEM COMO OBJETIVO SENSIBILIZAR A SOCIEDADE PARA AS QUESTÕES DO ENVELHECIMENTO E DA NECESSIDADE DE PROTEGER E CUIDAR A POPULAÇÃO MAIS IDOSA. A MENSAGEM DO DIA DO IDOSO É PASSAR MAIS CARINHO AOS IDOSOS, MUITAS VEZES ESQUECIDOS PELA SOCIEDADE E PELA FAMÍLIA.

A POPULAÇÃO NO MUNDO ESTÁ FICANDO CADA VEZ MAIS VELHA E, SEGUNDO A ORGANIZAÇÃO MUNDIAL DE SAÚDE (OMS), POR VOLTA DE 2025, PELA PRIMEIRA VEZ NA HISTÓRIA, HAVERÁ MAIS IDOSOS DO QUE CRIANÇAS NO PLANETA.

OS IDOSOS TAMBÉM PRECISAM DE CUIDADOS COMO A VACINAÇÃO, QUE ESTÁ DIRETAMENTE RELACIONADA COM A MELHOR QUALIDADE E EXPECTATIVA DE VIDA. PESSOAS IMUNOCOMPETENTES TÊM MAIS CONDIÇÕES DE ENFRENTAR ADVERSIDADES ASSOCIADAS À AÇÃO DE VÍRUS E BACTÉRIAS, PORTANTO, É UM GRANDE EQUÍVOCO NEGLIGENCIAR A PREVENÇÃO DE DANOS À SAÚDE POR MEIO DE IMUNOBIOLÓGICOS, INDEPENDENTEMENTE DA FAIXA ETÁRIA.

AS ALTERAÇÕES IMUNOLÓGICAS ASSOCIADAS AO ENVELHECIMENTO OU IMUNOSSENESCÊNCIA FAZEM AUMENTAR O RISCO DE INFECÇÕES QUE, EM IDOSOS, PODEM SER ASSOCIADAS COM DECLÍNIO FUNCIONAL INESPECÍFICO E COMORBIDADES, COM MANIFESTAÇÕES CLÍNICAS DIVERSIFICADAS, PROMOVENDO NESSE GRUPO POPULACIONAL MAIORES TAXAS DE HOSPITALIZAÇÕES E MORBIMORTALIDADE. ESSES SÃO ALGUNS DOS ASPECTOS QUE JUSTIFICAM A IMUNIZAÇÃO COMO PARTE FUNDAMENTAL DOS PROGRAMAS DE PREVENÇÃO E PROMOÇÃO DA SAÚDE DO IDOSO.

SEGUNDO O DR. ALBERTO JORGE FÉLIX COSTA CRM-MS 1266, MÉDICO E DIRETOR TÉCNICO RESPONSÁVEL DA IMUNITÁ CENTRO DE IMUNIZAÇÃO ENVELHECER NÃO SIGNIFICA NECESSARIAMENTE ADOECER. "UM INDIVÍDUO PODE ENVELHECER DE FORMA NATURAL, CONVIVENDO BEM COM O PASSAR DOS ANOS E MANTENDO-SE ATIVO EM TODAS AS FASES DA VIDA. TODOS DEVEM ESTAR ATENTOS AO CALENDÁRIO NACIONAL DE VACINAÇÃO, NÃO SÓ PARA AS CRIANÇAS, MAS PARA A POPULAÇÃO IDOSA TAMBÉM, QUE CORRESPONDE AO CONJUNTO DE VACINAS CONSIDERADAS DE INTERESSE PRIORITÁRIO À SAÚDE PÚBLICA DO PAÍS", EXPLICA.

NO BRASIL, SEGUNDO A PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS (PNAD 2013), REALIZADA PELO IBGE, A POPULAÇÃO IDOSA ALCANÇOU 26,1 MILHÕES, O QUE EQUIVALE A 13% DA POPULAÇÃO TOTAL DO PAÍS.

UMA DAS PRINCIPAIS VACINAS PARA ESSA FAIXA ETÁRIA É A PNEUMO 13 QUE IMUNIZA CONTRA A PNEUMONIA, UMA DAS DOENÇAS QUE MAIS ATINGEM OS IDOSOS. TAMBÉM HÁ OUTRAS COMO HEPATITE A E B, FEBRE AMARELA, HERPES ZOOSTER E ETC.