Notícia - Yoga para idosos

YOGA PARA IDOSOS


NÃO É SEGREDO QUE PRATICAR YOGA FAZ BEM. O CORPO GANHA FLEXIBILIDADE, OS MÚSCULOS SE FORTALECEM E A POSTURA SE APERFEIÇOA. ALÉM DISSO, A ATIVIDADE PREVINE OS PROBLEMAS CARDÍACOS E DOENÇAS, COMO OSTEOPOROSE E ARTRITE. MAS A LISTA DE BENEFÍCIOS NÃO PARA DE CRESCER. RECENTEMENTE, UM GRUPO DE PESQUISADORES UM GRUPO DE UNIVERSIDADES, COMO UNIVERSIDADE NACIONAL DE SINGAPURA AVALIOU OS EFEITOS DA ATIVIDADE EM HOMENS E MULHERES COM MAIS DE 60 ANOS.

O ESTUDO FOI FEITO COM BASE EM 15 TRABALHOS REALIZADOS AO LONGO DAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS SOBRE A PRÁTICA DA YOGA. A ANÁLISE, PUBLICADA NO JORNAL AGING & MENTAL HEALTH CHEGOU À CONCLUSÃO DE QUE A YOGA É EXTREMAMENTE EFICAZ PARA ALIVIAR A ANSIEDADE E A DEPRESSÃO ENTRE OS IDOSOS. HÁ VÁRIAS EXPLICAÇÕES PARA ISSO. COMO A YOGA CONSISTE NA REALIZAÇÃO DE MOVIMENTOS LENTOS, APRENDE-SE AOS POUCOS A DIMINUIR O RITMO DA RESPIRAÇÃO E A CONTROLAR A ANSIEDADE. A TÉCNICA TAMBÉM AJUDA A TREINAR O EQUILÍBRIO E EVITAR QUEDAS. ALÉM DISSO, O FATO DA YOGA MUITAS VEZES SER PRATICADA EM GRUPOS, ISSO FACILITA A SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS IDOSOS. DIZ ELISA KOZASA, NEUROCIENTISTA DO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN, EM SÃO PAULO. "ESSA É UMA MANEIRA DE INTERAGIR COM OUTRAS PESSOAS QUE VIVEM A MESMA FASE E QUE TAMBÉM ESTÃO COMPROMETIDAS EM MELHORAR SEU ESTILO VIDA".

AS PESQUISAS NA ÁREA DE MEDITAÇÃO E YOGA COMEÇARAM A INTERESSAR A COMUNIDADE CIENTÍFICA A PARTIR DA DÉCADA DE 70. MAS SOMENTE A PARTIR DE MEADOS DOS ANOS 90, SOBRETUDO COM O APERFEIÇOAMENTO DOS EXAMES DE IMAGEM, TORNOU-SE POSSÍVEL OBSERVAR OS EFEITOS DA TÉCNICA NO ORGANISMO COM MAIS DETALHES. PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE HARVARD, POR EXEMPLO, ESTÃO CONDUZINDO ESTUDOS QUE MOSTRAM OS EFEITOS DA YOGA NA MEMÓRIA E COGNIÇÃO. TRATA-SE DE UMA EXCELENTE NOTÍCIA PARA QUEM QUER ENVELHECER DE MANEIRA MAIS SAUDÁVEL.

NÃO É SEGREDO QUE PRATICAR YOGA FAZ BEM. O CORPO GANHA FLEXIBILIDADE, OS MÚSCULOS SE FORTALECEM E A POSTURA SE APERFEIÇOA. ALÉM DISSO, A ATIVIDADE PREVINE OS PROBLEMAS CARDÍACOS E DOENÇAS, COMO OSTEOPOROSE E ARTRITE. MAS A LISTA DE BENEFÍCIOS NÃO PARA DE CRESCER. RECENTEMENTE, UM GRUPO DE PESQUISADORES UM GRUPO DE UNIVERSIDADES, COMO UNIVERSIDADE NACIONAL DE SINGAPURA AVALIOU OS EFEITOS DA ATIVIDADE EM HOMENS E MULHERES COM MAIS DE 60 ANOS.

O ESTUDO FOI FEITO COM BASE EM 15 TRABALHOS REALIZADOS AO LONGO DAS DUAS ÚLTIMAS DÉCADAS SOBRE A PRÁTICA DA YOGA. A ANÁLISE, PUBLICADA NO JORNAL AGING & MENTAL HEALTH CHEGOU À CONCLUSÃO DE QUE A YOGA É EXTREMAMENTE EFICAZ PARA ALIVIAR A ANSIEDADE E A DEPRESSÃO ENTRE OS IDOSOS.HÁ VÁRIAS EXPLICAÇÕES PARA ISSO. COMO A YOGA CONSISTE NA REALIZAÇÃO DE MOVIMENTOS LENTOS, APRENDE-SE AOS POUCOS A DIMINUIR O RITMO DA RESPIRAÇÃO E A CONTROLAR A ANSIEDADE. A TÉCNICA TAMBÉM AJUDA A TREINAR O EQUILÍBRIO E EVITAR QUEDAS. ALÉM DISSO, O FATO DA YOGA MUITAS VEZES SER PRATICADA EM GRUPOS, ISSO FACILITA A SOCIALIZAÇÃO ENTRE OS IDOSOS. DIZ ELISA KOZASA, NEUROCIENTISTA DO HOSPITAL ALBERT EINSTEIN, EM SÃO PAULO. "ESSA É UMA MANEIRA DE INTERAGIR COM OUTRAS PESSOAS QUE VIVEM A MESMA FASE E QUE TAMBÉM ESTÃO COMPROMETIDAS EM MELHORAR SEU ESTILO VIDA".

AS PESQUISAS NA ÁREA DE MEDITAÇÃO E YOGA COMEÇARAM A INTERESSAR A COMUNIDADE CIENTÍFICA A PARTIR DA DÉCADA DE 70. MAS SOMENTE A PARTIR DE MEADOS DOS ANOS 90, SOBRETUDO COM O APERFEIÇOAMENTO DOS EXAMES DE IMAGEM, TORNOU-SE POSSÍVEL OBSERVAR OS EFEITOS DA TÉCNICA NO ORGANISMO COM MAIS DETALHES. PESQUISADORES DA UNIVERSIDADE HARVARD, POR EXEMPLO, ESTÃO CONDUZINDO ESTUDOS QUE MOSTRAM OS EFEITOS DA YOGA NA MEMÓRIA E COGNIÇÃO. TRATA-SE DE UMA EXCELENTE NOTÍCIA PARA QUEM QUER ENVELHECER DE MANEIRA MAIS SAUDÁVEL.